sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Raça

     A raça é um conceito que obedece diversos parâmetros para caracterizar diferentes populações de uma mesma espécie desde suas características genéticas; é comum falar-se das raças de cães  ou de outros animais.

1.2-  QUANTAS SÃO AS RAÇAS ?:
            A respeito do mau uso do palavra “raça”,  e pela dificuldade em aplica-la precisamente,  seria  absurdo dizer-se  que as pessoas não fazem nenhuma observação sobre  as diferenças de grupos.  Tem havido, contudo, uma  pequena concordância  sobre um número de raças dentro da espécie humana. Desde que muitos dos traços acima mencionados são  independentes um do outro, entre as populações diferentes do mundo, o número de raças varia  de acordo com o número de traços  utilizados para definir a raça.
            Se, por exemplo, a cor do olho for usada para definir uma raça, as pessoas  que forem classificadas  nesta  categoria  terão uma larga variedade de cores de  peles; variações de tamanho de cabeças que aparecem entre os membros de qualquer grupo da humanidade; cabelo preto não é uma propriedade exclusiva de nenhuma grupo particular de pessoas.
            Portanto, quanto  maior os traços usados como uma base para  classificação, tanto maior um número de raças iremos encontrar.  O número de raças declarado pelas autoridades varia entre duas e duzentas.
A UNESCO tem sugerido o uso destas três classificações  básicas:
Cada uma manifesta  algum  traço físico comum, sendo que o principal é a cor da pele. Aceitando-se esta simples classificação, deve ser lembrado que o vasto número de pessoas caem simultaneamente dentro de dois ou mesmo três destas categorias raciais. 

1.3- A Evolução das Raças:

  A evolução  está primariamente sustentada  por dois processos - de mutação e de selecção. As raças são formadas pela iteração destas duas forças combinadas com outros dois factores:  migração e isolação. Os exemplos que se seguem vão ajudar a esclarecer a maneira pela qual as raças evoluem.

 1.4-Como as Raças são descritas:

         Os antropólogos tem, tradicionalmente, descrito várias raças colhendo um ou mais   traços de evidencia física , por meio do qual  o homem pode ser classificado.     Entre os mais comuns traços utilizados estão:  forma da pálpebra, cor e forma do cabelo, o formato do nariz, a forma da cabeça, a pele e a cor dos olhos e altura.
            A descrição de diferentes raças  tem sido originadas da média  das medidas de vários traços  em comum  por um grande número de tipos similares de pessoas. Não  há, contudo, ninguém que possa calcular a média do  ajuste  como sendo a “ideal” de uma determinada raça,  em face da existência de muitos pontos coincidentes. Por exemplo, os indivíduos  mais altos de uma  raça de pessoas pequenas  são maiores  do que  as pessoas mais baixas de uma raça de pessoas altas.
            As pessoas de pele muito escura, de uma raça de pele clara, pode, freqüentemente, ser mais escura do que uma pessoa mais clara de uma raça de pele escura. Estes pontos coincidentes ocorrem  com tanta extensão que se torna impossível  estabelecer claramente subdivisões de tipos raciais.






         Trabalho realizado por:
   -Daniela nº13
   -Mónica nº24







  

Sem comentários:

Enviar um comentário